Translate

terça-feira, 18 de outubro de 2016

O nascimento e o crescimento de um grande líder


terça-feira, 18 de outubro de 2016
Por Paulo Franco

"O sindicalismo a gente faz para melhorar a relação entre capital e trabalho. Política a gente faz para transformar a sociedade." (Lula)

Liderança não é fruto de uma decisão racional, ou simplesmente de um esforço, de uma vaidade, de sede de poder.

Um liderança, é obvio, depende da vontade, da determinação, do apego ao pode mas depende fundamentalmente da necessidade de reconhecimento, vontade de servir aos liderados e de talento nato, conhecido como "dom".

Quanto maior for esse talento, maior será a força dessa liderança. Quanto maior for a identificação e a resposta aos anseios dos liderados, maior será a força dessa liderança.

A liderança não é uma decisão da noite para o dia e nem em um mês ou um ano. A liderança forte é formando ao longo do tempo, paulatinamente, numa trajetória onde vão sendo reconhecida a competência, a credibilidade, a fidelidade.

Um lider forte, não impõe seus objetivos, seus sonhos, sua missão. Um lider forte, é aquele que se coloca como um facilitados dos anseios e dos sonhos dos liderados. É um encorajador, é aquele que vai na frente mostrando não se omitindo dos riscos por maior que sejam. 

É aquele que em cada momento dessa caminhada, dada sua sensibilidade apurada, oriente o grupo a melhor alternativa entre avançar e recuar, entre ir para a direita ou para a esquerda, ir mais rápido ou mais devagar.


Em resumo, o grande líder não é aquele que impõe sua vontade, mas aquele que cumpre a vontade daqueles que o escolheu para unir a todos num mesmo objetivo, numa mesma trajetória.


Fonte: SOCIEDADE SUSTENTÁVEL









Nenhum comentário:

Postar um comentário