Translate

domingo, 21 de dezembro de 2014

Irã é a quarta maior potencia mundial no poder de mísseis de longo e médio alcance



Do Hispan TV
Tradução: Valter Xéu


O Ministro Iraniano da Defesa, brigadeiro-general Hussein Dehqan, afirmou que o país persa tornou-se a quarta potencia mundial de míssil de longo e médio alcance, depois dos Estados Unidos, Rússia e China.
Entre os países com elevada capacidade de mísseis, o Irã está em uma posição invejável, sendo a quarta potência mundial na fabricação de mísseis, comentou Dehqan em uma entrevista para a agência de notícias iraniana em árabe "Al-Alam", e que foi publicada neste sábado (20).

O ministro persa explicou que considerando as possíveis ameaças externas contra o país, as forças armadas e a indústria bélica conseguiram aumentar o alcance dos mísseis e no momento, desenvolve mísseis furtivos e de alta precisão.

Nesse sentido, Dehqan descartar a possibilidade de que o tema sobre os misseis iranianos sejam abordados durante as próximas conversações nucleares entre Teerã e o grupo dos 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China mais a Alemanha).

O programa de mísseis iraniano se relaciona com a capacidade de defesa do Irã e só o país pode decidir a respeito e nenhum outro pode nos obrigar a sentar-se à mesa de diálogo para discutir essa questão, deixou claro o ministro.

Dehqan também assinalou que os inimigos do Irã, especialmente os EUA e o regime de Israel, nunca se atreveram a lançar um ataque contra o território persa.

Segundo o ministro, existe a possibilidade de que os Estados Unidos represente uma ameaça ao Irã, mas o importante é que o país islâmico sempre desfrutou da máxima disposição e capacidade para responder a qualquer ataque externo.

Segundo o ministro, a resistência da República Islâmica do Irã frente às politicas hegemônicas dos Estados Unidos nas ultimas décadas obrigou Washington a optar pelo dialogo com o Irã sobre seu programa nuclear.
O que levou os Estados Unidos a manter conversações com o Irã em clima de cordialidade não foi uma imposição nossa. Eles possuem uma imagem distorcida e assim, tomam posições politicas que tem provocado ódio em todo mundo e agora necessita mudar a opinião publica sobre o assunto, disse o ministro.

Dehqan assegurou que as medidas hostis que a Casa Branca tem adotado por mais de 30 anos contra a República Islâmica do Irã, todas falharam e só resultou no fortalecimento da vontade do povo persa para resistir ao inimigo.

Fonte: PÁTRIA LATINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário