Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aquecimento global causará perdas de 1,45 trilhões de dólares


Tóquio, 28 fev (Prensa Latina) A cifra de 1,45 trilhões de dólares é o que a economia mundial perderá pelo aquecimento global, segundo um relatório da ONU adiantado hoje pelo jornal japonês Yomiuri Shimbun.
O informe do máximo organismo internacional que será apresentado de maneira oficial no próximo mês, se baseia nas análises de um grupo denominado Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática (IPCC, siglas em inglês), integrado por vários ganhadores do prêmio Nobel.

De acordo com esse prognóstico, a cada década se produzirá um decréscimo de dois ou mais por cento nas colheitas, enquanto a demanda de alimentos crescerá até 14 por cento durante o século XXI.

Os pesquisadores estiveram reunidos durante cinco dias nesta capital como parte dos estudos que começaram em 2007 mediante os quais previram que, caso se mantenha o aquecimento no atual ritmo, no final do século, no mínimo, ocorrerá um aumento de 2,5 graus Celsius na temperatura da Terra.

Outra das previsões dos cientistas inclui a perda de terra, por conta do aumento do nível do mar. Por causa disso, milhões de pessoas emigrarão para territórios mais altos. Os locais mais ameaçados são o Leste, o Sul e o Sudeste de Ásia.

O informe da ONU que será divulgado durante uma reunião prevista para ocorrer entre os dias 25 e 29 de março em Iocohama, no Japão, orientará suas sessões a um apelo para reduzir a vulnerabilidade ecológica ocasionada pelo fenômeno resultante da ação do homem.

A chefe do tema climatológico no máximo organismo internacional, Christiana Figueres, indicou que o prognóstico do IPCC constitui uma alerta para o mundo com o objetivo de sacudi-lo e levar ao acordo, antes de 2015, ações preventivas contra o desastre anunciado.

Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário