Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Parlamento elege em Cuba Conselho de Estado e sua presidência

       

  
Imagen activaHavana, 24 fev (Prensa Latina) O Parlamento cubano elege hoje na sessão constitutiva de sua Oitava Legislatura o presidente e demais membros do Conselho de Estado, órgão integrado por 31 deputados que ostenta a suprema representação do Estado na ilha.
No havaneiro Palácio de Convenções, os 612 parlamentares eleitos a 3 de fevereiro nas eleições gerais devem selecionar dentre eles -mediante voto secreto e direto- aos integrantes do Conselho.

Do sufragio sairá o presidente -quem é chefe de Estado e de Governo-, o primeiro vice-presidente, os cinco vice-presidentes, o secretário e os outros 23 membros do Conselho de Estado, o qual representa à Assembléia Nacional entre seus dois períodos ordinários anuais de sessões.

A Comissão Nacional de Candidatura, entidade formada pelas organizações sociais, de trabalhadores, estudantes, mulheres e camponeses, apresenta à plenária sua proposta para integrar o Conselho.

Previamente, os deputados elegerão à presidência da Assembléia Nacional do Poder Popular para os próximo cinco anos, duração da cada legislatura, segundo o estabelecido na Constituição vigente em Cuba desde 1976, proclamada precisamente em 24 de fevereiro.

Nesse dia de 1895, os cubanos reiniciaram a luta pela independência do colonialismo espanhol, data que por seu simbolismo patriótico é escolhida para a instalação da Assembleia.

Os 612 parlamentares que representam os setores da sociedade foram eleitos em umas eleições nos que participaram quase sete milhões 900 mil cidadãos, ao redor do 90 por cento do registro de votantes da ilha caribenha, ao qual se acede de oficio ao cumprir os 16 anos.

Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário