Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cúpula Islâmica examina hoje desafios marcados na Palestina e Síria

    

  
Imagen activaCairo, 7 fev (Prensa Latina) Os delegados da XII Cúpula da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) examinam hoje aqui os desafios do mundo muçulmano depois de debater as crises na Síria e Mali, temas ausentes da agenda original.
Ontem, os mandatários do Egito, Irã e Turquia celebraram uma pequena reunião na qual concordaram na necessidade de deter a efusão de sangue na Síria, causada pela ação de grupos armados desde o exterior que tratam de derrocar pela força ao presidente Bachar Al-Assad.

Os integrantes do agrupamento estão divididos em seu enfoque do conflito no país árabe, o que provocou que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, objetara a formulação dos parágrafos dedicados ao tema pela considerar desequilibrada.

Os acontecimentos no norte de Mali, onde uma força militar francesa combate insurgentes islamistas, também foram abordados e deverão aparecer na Declaração Final, que será difundida hoje ao final da tarde.

Durante a sessão de hoje, os delegados têm programado prosseguir a análise da crescente fobia ao islamismo em países europeus e nos Estados Unidos.

Tais sentimentos manifestaram-se em setembro com a difusão de um filme com sacrilégios ao profeta Mahoma costeada por judeus estadunidenses o que provocou uma onda de protestos em países africanos, árabes, asiáticos e europeus nas que morreram centenas de pessoas e milhares foram feridas.

Assim mesmo, a pobreza de 21 dos 56 membros atuais do ente, Síria está suspensa desde o ano passado, estará presente aos debates de hoje, conforme com a agenda difundida pelos organizadores.

A situação criada na Palestina pela expansão israelense nos territórios palestino e o apoio financeiro à Autoridade Nacional Palestina (ANP), ocuparam a atenção ontem.

Alguns membros da OCI comprometeram uma "rede de segurança" de 100 milhões de dólares mensais para a ANP, a qual ainda está pendente de se materializar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário