Translate

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

FARC podem criar partido para disputar eleição presidencial de 2014



Segundo porta-voz da guerrilha, a possibilidade está atrelada ao sucesso do acordo de paz com o governo

As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) não descartam apresentar um candidato às eleições presidenciais de 2014 na Colômbia, caso o processo de paz com o governo anunciado na semana passada tenha um desfecho positivo, disse um dos ideólogos da guerrilha em entrevista publicada nesta segunda-feira (10/09) pelo jornal El Espectador.

"Se o processo de acordos continuar e houver as condições políticas para participar de eleições, podemos pensar nessa possibilidade", disse Jesús Emilio Carvajalino, conhecido como "Andrés Paris".

Carvajalino foi um dos integrantes das FARC que participou das conversas iniciais com o governo colombiano, em Havana, que abriram caminho para um diálogo formal de paz.


"Nós aspiraríamos à eleição de um candidato que venha das forças políticas que nascerão do processo de paz", afirmou o guerrilheiro, que explicou que a intenção das FARC é criar sua própria força política, que não teria "absolutamente nenhum vínculo" com os atuais partidos colombianos.

"Andrés Paris" também falou sobre as violentas relações nos últimos anos entre as FARC e a segunda maior guerrilha colombiana, o ELN (Exército de Libertação Nacional).

As direções dos movimentos rebeldes "se comprometeram a superar esse conflito, e hoje podemos dizer que ele está superado", ressaltou, dizendo acreditar que o ELN pode se somar ao processo de paz anunciado na semana passada.

Na primeira parte desta entrevista, publicada pelo jornal no domingo, "Andrés Paris" qualificou o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, como "um homem realista".

Opera Mundi


Um comentário:

  1. Não acredito ser recomendável, mesmo porque perde grande parte da razão de independência da organização FARC, melhor seria, manter o proposito maior, REVOLUÇÃO; UNIDOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir