Translate

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Tiros de Aviso Russos

O CONFLITO SÍRIO ARRISCA DEGENERAR EM GUERRA MUNDIAL

 


A crise síria mudou de natureza. O processo de desestabilização que devia abrir a porta a uma intervenção militar legal da Aliança atlântica falhou. Tirando a máscara, os Estados Unidos evocaram publicamente a possibilidade de atacar a Síria sem o aval do Conselho de Segurança, como fizeram no Kosovo. Seria fingir ignorar que a Rússia de Vladimir Putin não é a de Boris Yeltsin . Após se ter assegurado do apoio chinês, Moscovo disparou dois tiros de aviso em direcção a Washington . A continuação das violações do direito internacional pela Otan e pelo CCG arrisca agora abrir um conflito mundial.

JPEG - 25.7 kb
Aquando da celebração da vitória contra o nazismo, a 9 de Junho último, o Presidente Vladimir Putin insistiu na necessidade para a Rússia de estar pronta para novos sacrifícios.
O presidente Vladimir Putin inaugurou o seu terceiro mandato sob o signo de afirmação da soberania do seu País face às ameaças diretamente lançadas contra a Federação Russa pelos Estados Unidos e pela Otan . Moscovo denunciou muitas vezes o alargamento da OTAN, a instalação de bases militares junto ás suas fronteiras e a implantação do escudo anti-míssil, a destruição da Líbia e a desestabilização da Síria.
Nos dias seguintes à sua entronização, o Sr. Putin passou em revista a indústria militar russa, as suas forças armadas e o seu dispositivo de aliança [1]. Ele manteve esta mobilização escolhendo fazer da Síria a linha vermelha a não ser cruzada . Para ele, a invasão da Líbia pela Otan é comparável á da Checoslováquia pelo III Reich, e a da Síria –se viesse a ocorrer – seria comparável á da Polónia que desencadeou a 2ª Guerra Mundial .
Toda a interpretação do que se passa no Levante em termos de assuntos internos Sírios e de revolução/repressão é não somente falso, mas irrisório em relação ás verdadeiras manobras e deriva da simples comunicação política . A crise síria é antes de mais uma simples etapa da «remodelação do Médio-Oriente alargado », uma nova tentativa de destruir o « eixo da Resistência », e a primeira guerra da « geopolítica do Gás Natural »  [2]. O que se joga atualmente na Síria, não é saber se Bachar el-Assad irá democratizar as instituições que recebeu de herança ou se as monarquias waabitas do Golfo irão destruir o último regime laico da região e impor o seu sectarismo, mas que fronteiras separam os novos blocos, Otan (Organização do Tratado do Atlântico-Norte) e OCS ( Organização de cooperação de Shangai ) [3].
Alguns dos nossos leitores tiveram provavelmente um sobressalto á leitura do parágrafo anterior. Com efeito, há meses, que os medias ocidentais e do Golfo martelam diariamente que o Presidente el-Assad incarna uma ditadura sectária em proveito da minoria Alouita, enquanto a sua oposição armada incarna a democracia pluralista . Um simples olhar sobre os acontecimentos basta para desacreditar esta apresentação mentirosa . Bachar el- Assad convocou sucessivamente eleições municipais, um referendo e eleições legislativas . Todos os observadores foram unânimes em afirmar que os escrutínios decorreram de forma limpa . A participação popular atingiu mais de 60% enquanto os ocidentais as qualificaram de «farsas» e a oposição armada que eles apoiam impediu os cidadãos de se dirigirem às urnas nos quatro distritos que controlam . Ao mesmo tempo, a oposição armada multiplicou as ações não só contra as forças de segurança, como contra os civis e todos os símbolos de cultura e do multi-confessionalismo . Assassinaram os sunitas progressistas, depois mataram ao acaso alouitas e cristãos para obrigar as suas famílias a fugir . Queimaram mais de mil e quinhentas escolas e igrejas . Eles proclamaram um efémero Emirato islâmico independente em Baba Amr onde instituíram um Tribunal revolucionário que condenou à morte mais de 150 descrentes, degolados um a um em público pelo seu carrasco . E não é o piedoso espectáculo de alguns políticos transviados, reunidos no seio de um Conselho nacional sírio no exílio, exibindo um projeto democrático de fachada desligado da realidade no terreno dos crimes do Exército «sírio» livre, que irá mascarar por muito tempo a verdade . De resto quem pode crer que o regime laico Sírio, cuja exemplaridade era gabada ainda há pouco, teria virado uma ditadura confessional, enquanto que o Exército «sírio» livre, apoiado pelas ditaduras wabbitas do Golfo e obedecendo ás ordens de pregadores takfiristas seria um estandarte do pluralismo democrático?
A evocação pelos dirigentes dos E U duma possível intervenção internacional sem mandato da ONU, ao modo como a OTAN desmembrou a Jugoslávia suscitou inquietação e cólera em Moscovo . A Federação Russa, que até aqui se mantinha em posição defensiva, decidiu tomar a iniciativa . Esta mudança estratégica deveu-se á urgência da situação do ponto de vista russo, e á evolução favorável sobre o terreno na Síria  [4].
Moscovo propôs criar um Grupo de contacto sobre a Síria que reuniria o conjunto dos Estados interessados, quer dizer respectivamente os Estados vizinhos, as potências regionais e internacionais . Trata-se de substituir por um fórum de diálogo o actual dispositivo belicoso posto em marcha pelos Ocidentais sob o título orwelliano de «Conferência dos Amigos da Síria» .
A Rússia continua a apoiar o plano Annan – que é de facto a retoma ligeiramente modificada do plano apresentado por Serguei Lavrov á Liga Àrabe— . Ela deplora que este plano não seja aplicado, mas atira a culpa sobre a facção da oposição que pegou em armas .
Segundo A.K. Lukashevich, um dos porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros, o Exército «sírio» livre é uma organização ilegal face ao Direito Internacional . Mesmo que ele assassine diariamente 20 a 30 soldados sírios, ele é publicamente apoiado pelos Estados da OTAN e do CCG em violação do plano Annan  [5].
Colocando-se como pacificador face a uma OTAN belicista Vladimir Putin pediu à OTSC para preparar a colocação de «chapkas azuis» na Síria, tanto para separar os beligerantes sírios como para combater as forças estrangeiras. Nicolai Bordyuzha, secretário-geral da OTSC, confirmou que dispunha de 20 000 homens preparados para este tipo de missão e disponíveis no imediato  [6]
Seria a primeira vez que a OTSC colocaria uma força de paz fora do antigo espaço soviético . Picado em cheio, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon tentou sabotar esta iniciativa propondo-se subitamente organizar ele também um grupo de contacto .
Reunindo em Washington o grupo de trabalho sobre as sanções da Conferência dos Amigos da Síria, a secretária de Estado dos E. U. Hillary Clinton ignorou a proposta russa e reforçou a favor duma mudança de regime.  [7].
Na Turquia, parlamentares da Oposição visitaram os campos de refugiados sírios. Eles constataram a ausência de mais de um milhar de refugiados registados pelas Nações Unidas no campo principal e, pelo contrário, a presença de um arsenal no campo. Interrogaram então na Assembleia o Primeiro-ministro Recep Tayyp Erdogan exigindo que ele revele o montante de ajuda humanitária atribuída aos refugiados fantasmas.
Os deputados consideram que o campo de refugiados é uma cobertura para uma operação militar secreta . Ele abriga na realidade combatentes, principalmente líbios, que o utilizam como base de retaguarda . Os deputados colocaram a hipótese que estes combatentes sejam os que se infiltraram no distrito de Houla quando o massacre foi ali perpetrado .
Estas informações confirmam as acusações do embaixador russo no Conselho de segurança, Vitaly Churkin, segundo as quais, o representante especial de Ban Ki-moon na Líbia, Ian Martin, utilizou os meios da ONU destinados aos refugiados para encaminhar para a Turquia combatentes da al-Kaida  [8].
Na Arabia-Saudita, a fractura entre o Rei Abdallah e o clã dos Sudeiris manifestou-se de novo. A convite de Abdallah 1º , o Conselho dos Ulemas publicou uma fatwa estipulando que a Síria não é uma terra de jihad . Mas, ao mesmo tempo, o príncipe Faisal, ministro dos Negócios Estrangeiros apelava a armar a oposição contra o «usurpador Alouita» .
O dia de quinta-feira 7 de Junho foi rico em acontecimentos . Enquanto Ban Ki-moon e Navi Pillay, respectivamente Secretário-geral e Alto-comissário para os Direitos do homem, apresentavam a sua acusação contra a Síria diante da Assembleia geral da ONU, Moscovo procedia a dois tiros de mísseis balísticos intercontinentais.
O míssil Bulava tira o nome de uma antiga maça de arma eslava que servia de bastão de marechal dos exércitos cossacos .
O coronel Vadim Koval, porta-voz do RSVN admitiu o teste de um Topol —lançado de um silo perto do Cáspio— , mas não confirmou o de um Boulava a partir de um submarino no Mediterrâneo .
No entanto o disparo foi observado em todo o Próximo-Oriente, de Israel à Arménia, e não existe nenhuma outra arma conhecida que possa deixar tais rastos no céu  [9].
A mensagem é clara: Moscovo está pronto para a guerra mundial, se a OTAN e o CCG não se conformarem às obrigações internacionais, como as definidas pelo plano Annan, e persistam em alimentar o terrorismo .
Segundo as nossas informações este tiro de advertência foi coordenado com as autoridades sírias .Da mesma forma que Moscovo tinha encorajado Damasco a liquidar o Emirato islâmico de Bab Amr assim que a autoridade do Presidente el-Assad foi confirmada pelo referendo constitucional, da mesma forma encorajou o presidente a liquidar os grupos de mercenários presentes no país assim que o novo Parlamento e o novo Primeiro-ministro tomem posse .Foi dada a ordem de passar de uma posição defensiva para acção ofensiva para proteger a população do terrorismo . O exército Nacional passou pois ao ataque aos bastiões do Exército «sírio» livre . Os combates dos próximos dias anunciam-se difíceis, tanto mais que os mercenários dispõem de morteiros, mísseis anti-carro e agora de mísseis terra-ar .
Para fazer baixar a tensão, a França aceitou de imediato a proposta russa de participação num Grupo de contacto ad-hoc .Washigton despachou de urgência Frederic C. Hof para Moscovo . Contradizendo as declarações da véspera da secretária de Estado, Hillary Clinton, o Sr. Hof aceitou pelo seu lado o convite russo .
Basta de lamentos sobre a extensão dos combates ao Líbano, ou de mentir sobre uma possível regionalização do conflito .
Depois de 16 meses em que desestabilizam a Síria, a OTAN e o CCG criaram uma situação sem saída que pode agora degenerar em guerra mundial .
[1] Agenda do Presidente Putin :
7 Maio: investidura do presidente Vladimir Putin
8 Maio: nomeação de Dmitry Medvedev como Primeiro-ministro.
9 Maio: celebração da vitória contra a Alemanha nazi .
10 Maio: visita do complexo militar-industrial russo.
11 Maio: recepção do presidente abkhaze
12 Maio: recepção do presidente osseta-do-sul.
14-15 Maio: encontro informal com os chefes de Estado da OTSC.
18 Maio: visita do Instituto de pesquisa de defesa Cyclone.
25 Maio: revista dos submarinos atómicos.
30 Maio: Reunião com os principais responsáveis da Defesa.
31 Maio: reunião do Conselho de segurança russo.
4-7 Junho: visita à China, cimeira da OCS .
7 Junho: visita ao Casaquistão durante o tiro de míssil Topol .
[2] « La Syrie, centre de la guerre du gaz au Proche-Orient », par Imad Fawzi Shueibi, Réseau Voltaire, 8 mai 2012.
[3] « Moscou et la formation du Nouveau Système Mondial », par Imad Fawzi Shueibi, Traduction Marie-Ange Patrizio, Réseau Voltaire, 13 mars 2012.
[4] « L’affaire de Houla illustre le retard du renseignement occidental en Syrie », par Thierry Meyssan, Réseau Voltaire, 2 juin 2012.
[5] « Comment of Official Representative of the Ministry of Foreign Affairs of Russia A.K. Lukashevich on the Question of Interfax related to the statement made by Representative of so-called Free Syrian Army S.Al-Kurdi », Ministère russe des Affaires étrangères, 5 juin 2012.
[6] « Syrie : Vladimir Poutine propose une Force de paix de l’OTSC », Réseau Voltaire, 3 juin 2012.
[7] Friends of the Syrian People Sanctions Working Group », déclaration à la presse d’Hillary Clinton, Département d’État, 6 juin 2012.
[8] « La Libye, les bandits-révolutionnaires et l’ONU », par Alexander Mezyaev, Traduction Julia, Strategic Culture Foundation (Russia), Réseau Voltaire, 17 avril 2012.
[9] « 7 juin 2012 : la Russie manifeste sa supériorité balistique nucléaire intercontinentale », Réseau Voltaire, 8 juin 2012.

 fonte: www.voltairenet.org/a174855

Nenhum comentário:

Postar um comentário