Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mais da metade dos israelenses é contra guerra com Irã, indica pesquisa

 


Importantes setores da sociedade israelense pedem aos militares do país não obedecerem ordem de ataque
    
    

ActiveStills

Manifestante pede para o premiê, Benjamin "Bibi" Netanyahu, não bombardear o Irã em protesto contra o possível ataque 
Enquanto o governo de Israel parece se aproximar cada vez mais da opção de bombardear o Irã, a sociedade israelense demonstra sua oposição à medida.  Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Democracia em conjunto com a Universidade de Tel Aviv divulgada nesta quinta-feira (16/08) mostrou que a maior parte de seus entrevistados é contra a guerra.

Cerca de 60% dos entrevistados afirmou ser contrário a um bombardeio das Forças Armadas israelenses contra o Irã, enquanto que apenas 27% disse ser favorável. A medida também encontra oposição de importantes setores da sociedade do país, que começaram a se mobilizar contra a possível guerra.
 

Mais de 400 israelenses, incluindo professores das melhores universidades do país, assinaram uma petição online pedindo aos pilotos das Forças Armadas se recusarem a bombardear o Irã, caso sejam ordenados. A carta, que foi traduzida para o inglês e persa, lista cinco motivos para os militares não apoiarem a guerra e indica que eles possuem a opção de dizer “não”.
“Certamente, esta não é uma opção simples”, diz o texto lembrando que o futuro de Israel está, no momento, nas mãos dos pilotos. “Entretanto, é seu dever considerar com cuidado e seriedade a possibilidade de que ao dizer a pequena palavra ‘Não’, você vai estará prestando um serviço importante e vital para o Estado de Israel e todos os que vivem aqui. Este serviço seria infinitamente mais importante do que a obediência cega a essa ordem particular”, completa.
ActiveStills

Israelenses carregam cartazes da campanha "Iranianos, nós amamos vocês" em protesto contra guerra ao Irã
Um ataque israelense ao Irã implica diferentes consequências na cena política e social da região e não significaria necessariamente o fim do programa nuclear do país, afirma a petição. Além de arriscar possíveis ataques iranianos em cidades israelenses, uma possível guerra trará ainda mais instabilidade para os países do Oriente Médio e pode ter consequências nefastas para a economia mundial caso seja fechado o Estreito de Hormuz, por onde passa a maior parte do petróleo mundial.
A carta também aponta que os pilotos podem se envolver em um “crime de guerra” ao bombardear usinas nucleares por “provocar a dispersão de materiais radioativos entre a população civil”. “Para resumir, nós consideramos a decisão de lançar um ataque ao Irã uma grande erro, que poderá trazer riscos importantes ao Estado de Israel sem resolver o problema inicial”, conclui o texto.
O argumento central desenvolvido pelos ativistas é de que os pilotos têm de pensar sobre suas ações antes de acatar as ordens de seus superiores, o que pode parecer um conselho estranho à militares. “Apesar de pertencerem a um dos grupos de elite do exército, existe uma longa tradição entre os pilotos das Forças Armadas em servir às ocupações israelenses na Palestina e no Líbano”, explica o ativista e jornalista Richard Silverstein.
A pesquisa e a petição podem ser sinais para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, repensar a possibilidade de atacar o Irã. Cerca de 60% da população israelense reprova a política desenvolvida pelo premiê, informou uma recente pesquisa do jornal Haaretz.

Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário