Translate

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Rússia fortalece posições na América Latina

 


Por Iliya Kharlamov
 
A Rússia fortalece posições na América Latina
© Foto: ru.wikipedia.org

A Rússia amplia a cooperação técnico-militar com a Venezuela. Neste país será criado o centro regional de serviços de manutenção de helicópteros russos. Ele será abastecido com equipamentos modernos e dentro de 2-3 anos trabalhará com plena força.


Neste ano planeja-se inaugurar a primeira linha do centro de conserto, que tratará da manutenção dos helicópteros registrados diretamente na Venezuela. Depois sua capacidade de produção será aumentada, o que permitirá garantir o ciclo total do conserto de helicópteros de fabricação russa em toda a região latino-americana.
O perito militar Igor Korotchenko assinalou que não foi casual a escolha da Venezuela na qualidade de local de base do novo centro técnico.
"Muitos helicópteros russos foram fornecidos à América Latina. A Venezuela foi escolhida como maior compradora de equipamentos militares russos. Isto é vantajoso para a Rússia, porque tendo um centro seguro de serviços serão minimizados os gastos temporários com a restauração do prazo de validade de voo dos helicópteros. A Rússia, desse modo, revela-se como fornecedor seguro. Isto irá contribuir para o aumento da parcela de fornecimento de helicópteros russos no mercado local."
Não se exclui que a criação de centro de serviços russo na América Latina está longe de agradar a todos. Esta informação pode ser mal interpretada, considerando-se também que as autoridades venezuelanas no Ocidente têm especial simpatia. Reiteradas vezes foram expressos receios por motivo do fortalecimento da cooperação técnico-militar russo-venezuelana. Entretanto o Ministério do Exterior em resposta também declarou várias vezes que a parceria de Moscou e Caracas na esfera da defesa é feita em rigorosa correspondência com todas as normas internacionais..
A criação do centro de serviços indica que a Rússia pretende fortalecer-se no mercado regional – considera o perito militar Viktor Baranets.
"A exportação para a Venezuela está na categoria de novos mercados para a Rússia. Sendo que aqui se inclui não apenas motivos puramente econômicos, mas em certa medida também políticos. Existem boas relações entre a Rússia e a Venezuela. E a própria Venezuela apontou para o mercado russo de armamentos. A Rússia contribui para isto. Há alguns anos foi destinado à Venezuela um crédito para a compra de armamentos russos no valor de dois bilhões de dólares. E o total da capacidade do mercado venezuelano já atinge cinco bilhões."
Com isto a receita anual da Rússia com a venda de armamentos é de cerca de 10 bilhões de dólares. Assim, teoricamente, a Venezuela poderia garantir a metade dos ingressos de exportação da Rússia com a venda de complexos de aviação, tanques e outros tipos de armamentos usados naquele país. Naturalmente que com a dinâmica positiva são necessários centros multifuncionais de manutenção dos equipamentos, o primeiro dos quais está sendo criado atualmente.

ruvr.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário