Translate

sábado, 21 de julho de 2012

Coreia do Norte anunciou que revisará "completamente" seu programa nuclear



País acusa Estados Unidos e Coreia do Sul de enviarem agente para destruir estátuas de ex-líderes


  
 

Momentos após militares comemorarem a nomeação do líder supremo Kim Jong-Un como marechal, a Coreia do Norte anunciou que não possui outra alternativa que não "revisar completamente" a seu programa nuclear.

As declarações não esclarecem quais foram as razões que levaram a essa decisão e se limitam a informar que "várias circunstâncias” convenceram Pyongyang da necessidade de “revisar completamente a questão nuclear".

Contudo, especialistas consultados pela agência de notícias AFP disseram acreditar que o país planeja um terceiro teste nuclear. Os últimos dois ocorreram em outubro de 2006 e maio de 2009.

Efe


Soldados se reuniram nesta semana para jurar fidelidade ao novo marechal do país, o também líder supremo Kim Jong-Un.

No comunicado veiculado nesta sexta-feira (20/07) pela agência oficial de notícias do país, o ministro norte-coreano das Relações Exteriores também acusou os Estados Unidos e seu aliado, a Coreia do Sul, de planejarem uma operação para destruir as estátuas de lideranças do país.

Na última quinta-feira (19/07) Pyongyang revelou à imprensa um norte-coreano que havia supostamente se refugiado no Sul e que retornou ao seu país de origem apenas para explodir as estátuas de dois líderes do país. O detido estaria, segundo autoridades norte-coreanas, cumprindo uma missão organizada pelos serviços secretos do sul e dos Estados Unidos.

Os serviços secretos sul-coreanos desmentiram as acusações e alegaram que elas representam "propaganda sem fundamento". Contudo, Seul confirmou que o detido era, de fato, um norte-coreano que passou para o Sul em 2010.

Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário