Translate

domingo, 20 de maio de 2012

OTAN confirma saída de suas tropas no Afeganistão para 2014

Aliança se reunirá neste domingo, em Chicago, para discutir estratégias de evacuação

Mais de 50 lideranças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vão se reunir neste domingo (20/05), em Chicago, para um encontro paralelo às negociações do G8, em Camp David.

Enquanto o grupo das oito nações mais ricas do planeta discute soluções para a crise financeira da Zona do Euro e novas sanções econômicas contra o Irã, a aliança militar das grandes potências ocidentais quer planejar a saída de suas tropas no Afeganistão.

A ideia é deixar o país até o fim de 2014, quando Cabul passará a ter, em tese, plena autonomia para combater as ações do grupo fundamentalista Talibã.

O secretário geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, conversou com a emissora britânica BBC e revelou que a aliança está "em um processo de gradual entrega de responsabilidades às forces de segurança do Afeganistão”.  Ele garantiu que “esse processo será concluído até o final de 2014 e, ao longo dele, haverá a saída das tropas e uma mudança de combate para apoio”.

Confirmaram presença nos debates 28 nações que integram a OTAN. Além de suas autoridades, também comparecerão o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai e seu colega paquistanês, Asif Ali Zardari.

François Hollande, socialista recém-eleito presidente da França, prometeu Durante sua campanha eleitoral que retiraria os 3.400 militares franceses do Afeganistão até o final deste ano. Em um de seus últimos debates ao lado do então cadidato à reeleição Nicolas Sarkozy, alegou que a França já havia cumprido suas tarefas no Afeganistão.

Mas Rasmussen acrescentou que a decisão de Hollande já estava prevista “como parte dos planos”.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário