Translate

domingo, 20 de maio de 2012

Mélenchon vencerá Marine Le Pen em eleições parlamentares, diz pesquisa

De acordo com estatísticas do Ifop, partidos de esquerda conseguirão, juntos, mais de 45% dos votos

    

 

De acordo com uma pesquisa eleitoral publicada neste domingo (20/05) pelo Ifop (Instituto Francês de Opinião Pública, na sigla em francês) a candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen será derrotada nas eleições parlamentares do próximo mês de junho pelo candidato da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon.

Segundo as estatísticas, Le Pen conseguirá vencer Mélanchon com cinco pontos percentuais de diferença no primeiro turno. Contudo, o cenário se inverte na segunda fase da eleição e o candidato comunista ultrapassa a extrema-direita com confortáveis dez pontos de vantagem.

Le Pen surpreendeu analistas politicos e conseguiu alcançar a terceira colocação na eleição presidencial do início do mês. Um dos principais focos da campanha de Mélenchon tem sido justamente o recinto politico de Le Pen, a cidade industrial de Henin-Beaumont. Lá, a conservadora Frente Nacional conquistou 35% dos votos. Vencer as parlamentares na região é a prioridade da Frente de Esquerda para garantir sua influência política no país.

O candidato de Fraçois Hollande pelo Partido Socialista, Philippe Kermel, conseguirá 18% dos votos do primeiro turno Henin-Beaumont. Em um hipotético segundo turno, ele alcançaria 56% dos eleitores.

Kermel deve desistir da eleição se Mélenchon vencer no primeiro turno. O candidato da Frente de Esquerda também deve fazer o mesmo caso Kermel alcance a maior porcentagem da primeira fase do pleito.


          
Na França, as eleições parlamentares funcionam de forma distinta das parlamentares. Na corrida presidencial, apenas os dois candidatos mais votados passam para o segundo turno, como o que ocorreu entre François Hollande e Nicolas Sarkozy no início do mês. Já na escolha dos parlamentares franceses, basta superar a marca de 12,5% dos votos para ingressar no Segundo turno.

Em entrevista à emissora France 3, Marine Le Pen discordou dos resultados e acusou o Ifop de ser impreciso. "Os institutos de pesquisa deveriam ser um pouco mais modestos, em particular o Ifop, que previu que eu teria o mesmo percentual que Mélenchon durante as eleições presidenciais, quando, na realidade, alcancei 18% e ele 11%. Vamos esperar pelas eleições”, disse.

A pesquisa do Ifop também concluiu que os candidatos de Hollande irão superar os nomes da conservadora UMP, sigla do ex-presidente Nicolas Sarkozy. Socialistas e outros partidos da esquerda conseguirão entre 45 e 46% dos votos no próximo dia 10 de junho. Por sua vez, a UMP não conseguirá mais do que um terço desse resultado.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário