Translate

sábado, 28 de abril de 2012

Síria denuncia posição provocativa da Turquia

       

  
Damasco, 28 abr (Prensa Latina) A Síria afirmou hoje que as mais altas autoridades da Turquia tem emitido declarações provocativas para agravar a situação interna neste país, afetar as relações bilaterais e contradizer o plano do enviado especial da ONU, Kofi Annan. Uma declaração da chancelaria local culpa o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, e seu chanceler, Ahmed Davudoglu, por promoverem esta política. "Recordamos que a Síria nunca ameaçou a fronteira turca, já que considera a Turquia como [um país] amigo e vizinho", precisa a declaração.

"É preocupante que Erdogan ameace recorrer à OTAN para proteger sua fronteira, na medida em que este assunto não requer mais que um sério compromisso com os pontos do plano de Annan", sustenta o ministério sírio.

A declaração acrescenta ainda que o afastamento da política de boa vizinhança pelo premiê turco ao adotar um método de recrudescimento da crise e ao acolher grupos terroristas armados que não têm fé no processo político também causa alarme.

A nota responsabiliza Erdogan por utilizar a situação dos sírios afetados pela crise e que estão em território turco para piorar as relações entre ambos os países.

"Em lugar disso, as autoridades devem utilizar seus bons oficios para ajudar os refugiados a retornarem, e a Síria está disposta a cooperar com o Crescente Vermelho Turco neste sentido", agrega.

Sobre as relações sírio-turcas, a subsecretária de Defesa dos Estados Unidos, Kathleen Hicks, declarou ao Congresso desse país que Washington trabalha em uma iniciativa alternativa ao plano da ONU, que, segundo ela, estaria condenado ao fracasso.

Derek Chollet, chefe de estratégias do Conselho de Segurança Nacional, assumiu a mesma posição.

Hicks, por sua vez, propôs em uma audiência do Senado que o Pentágono estude a possibilidade de mobilizar tropas na fronteira turca com a Síria visando a "criar uma zona de segurança".

"Estamos planificando diferentes estratégias para uma vasta gama de palcos possíveis, inclusive a possibilidade de ajudar nossos aliados nas zonas de fronteira", sustentou Hicks.


Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário